terça-feira, 13 de setembro de 2011

CARACTERÍSTICAS FEMINISTAS





Características de Rita Baiana (O cortiço): Ela representa os "encantos" da mulata brasileira, num tom realístico e crítico.
Rita Baiana é um dos personagens mais notáveis da literatura brasileira. Filha do realismo naturalista é escrita com uma riqueza de detalhes visuais e sensoriais incríveis. Forte, apaixonada e politicamente incorreta, é absolutamente impossível não adorá-la. Sedutora e consciente de seus encantos, é maliciosa e faminta de vida, um diabo de saias. É sem dúvidas, a alma de O Cortiço, de Aluízio de Azevedo, embora não seja a 
protagonista. Ela não aparece desde o começo e nem está presente no fim, mas rouba a cena em sua aparição fulminante.

Características de Capitu (Dom Casmurro): Os olhos da personagem Capitu refletem muito de sua personalidade. Através deles Machado de Assis constrói uma personagem múltipla e complicada, o que conseqüentemente complica também a compreensão do leitor. É difícil afirmar se ela é honesta ou desonesta, sabe-se apenas que se trata de uma figura humana envolta em um universo de enigmas sutis a serem decifrados com opções contra e a favor do seu possível adultério. Capitu é sem dúvida a principal personagem feminina das obras realistas de Machado. “Segundo Rangel, o sensualismo e sua beleza marcam a personagem construída com a maior sutileza psicológica, mostra o apelo sexual no comportamento de uma mulher ainda adolescente”. Esse sensualismo pode ser constatado, por exemplo, na cena em que Capitu seduz Bentinho.



Características de Luísa (O primo Basílio): Luísa caracteriza-se, desde o início do romance, por seu relacionamento com a sociedade que a rodeia, nos sendo apresentada como um ser estático. Essa imobilidade tem um traço específico: o seu temperamento sonhador, romântico, fadado ao devaneio. Sua apresentação é de uma mulher sonhadora que fantasia com o mundo romântico e idealizado dos livros que lê. No romance fica fácil perceber que essas idealizações são de natureza erótica e denunciam sua insatisfação com a ociosidade de seu cotidiano. Somente a pessoa insatisfeita fantasia, não as felizes. Para ele as forças motivadoras das fantasias são os desejos insatisfeitos, e toda fantasia é a realização de um desejo, uma correção da realidade insatisfatória.

Características de Marcela (Memórias Póstumas de Brás Cubas): Segundo grande amor de Brás Cubas, uma prostituta de elite, cujo amor por Brás duraria quinze meses e onze contos de réis. Mulher sensual, mentirosa, amiga de rapazes e de dinheiro. Ganha muitas jóias do adolescente Brás Cubas. Contrai varíola e fica feia, com a pela grassa como uma lixa.

Características de Virgínia: Woolf era membro do Grupo de Bloomsbury e desempenhava um papel de significância dentro da sociedade literária londrina durante o período entre guerras. Seus trabalhos mais famosos incluem os romances Mrs Dalloway (1925), Passeio ao Farol (1927) e Orlando (1928), bem como o livro-ensaio Um Quarto Só Para Si (1929), onde se encontra a famosa citação "Uma mulher deve ter dinheiro e um quarto próprio se ela quiser escrever ficção". No dia 28 de Março de 1941, após ter um colapso nervoso Virginia suicidou-se. Ela vestiu um casaco, encheu seus bolsos com pedras e entrou no Rio Ouse, afogando-se. Ela foi conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário