sábado, 17 de setembro de 2011

Condição Feminina das ultimas décadas do século XIX


As mulheres vêm conquistado aos poucos direitos e deveres sociais que precisam ser preservados. O movimento de mulheres em causa própria é antigo.
Inicialmente foi silencioso e sutil. As formas de abordagem da condição feminina têm variado no tempo e no espaço. Deve-se ressaltar ainda que muitas vezes a história das mulheres foi marcada por tragédias.
No século XIX, em 8 de março de 1857, cerca de 129 mulheres morreram queimadas dentro de uma fábrica em Nova Yorque, porque reivindicavam condições dignas de trabalho. São fatos marcantes para a história das mulheres no ocidente. Em 1910 foi criado o 'Dia Internacional da Mulher' em memória dessas 129 operárias assassinadas por patrões de uma indústria têxtil.
Já agora, século XXI, Código Civil brasileiro renovado, a condição jurídica da mulher está menos discriminatória. Mas há ainda muito o que avançar para a garantia da democracia paritária.
No momento, a preocupação maior é em relação à violência contra a mulher, inclusive a doméstica.
Nas últimas décadas do século passado, as mulheres reivindicaram seu espaço, inclusive contestando o modelo dominante da velha teoria da evolução humana centrada no sexo masculino.
Claro está que tal enormidade não resulta apenas da casmurrice misógina de um indivíduo, mas arraiga numa longa tradição de minimização do sexo feminino (que vem desde os tempos bíblicos), fortalecida, a partir da segunda metade do século XIX, pela ciência positivista (na qual Veríssimo e toda a geração intelectual do entre - séculos foi formada); e que defendia a superioridade feminina sobre o homem, no que dizia respeito ao "poder privado" (filha, esposa, mãe, guardião do lar) e a superioridade masculina sobre a mulher, na esfera do "poder-público", político, econômico, social, culto, etc.
Coisa que começou e de certa forma foi mudada no século XIX, mas até os dias atuais século XXI a mulher ainda enfrenta grandes problemas na aceitação feminina na sociedade pois o homem mesmo exercendo o mesmo cargo que ela na sociedade a remuneração feminina é inferior ao do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário